quinta-feira, setembro 27, 2012

Petrolândia: Campanha pelo Território Pesqueiro será lançada durante Festa do Padroeiro

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), junto com a UFRPE, está realizando de 26 a 29 de setembro o Lançamento Regional da Campanha pelo Território Pesqueiro. A Campanha está movimentando todos os pescadores do Brasil, seja do mar, dos açudes ou dos rios, com o objetivo de regularizar o território de moradia e trabalhos dos homens e mulheres da pesca.

A meta da Campanha é arrecadar 1.385.000 de assinaturas para dar entrada em um projeto de lei na Câmara Federal e, para obter as assinaturas necessárias, o MPP está realizando eventos em todas as regiões que desenvolvam a atividade de pesca artesanal. 

Em Petrolândia, no sertão de Itaparica, será realizado o 3º Seminário da Pesca Artesanal do Sertão do São Francisco - Território Pesqueiro: Biodiversidade, cultura e soberania alimentar, nos dias 28 e 29 de setembro, de 8h às 14h, na Paróquia de São Francisco de Assis. O lançamento da Campanha será na Orla Fluvial, durante as festividades do padroeiro da cidade.

Para saber mais, clique em "mais informações" abaixo:


O Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil foi criado em 2009 para suprir a necessidade das comunidades pesqueiras de ter uma representação perante o poder público, capaz de aglutinar o país numa única voz, defender a pesca artesanal, reivindicar as demandas e encaminhá-las os órgãos públicos.

O objetivo do movimento é articular e organizar os pescadores e pescadoras para empoderá-los dos seus direitos de identidade cultural, de pesca, de moradia e de ir e vir, enfrentando os desafios de permanecer em seus territórios e a omissão de políticas públicas. Hoje, cerca de 50 mil pescadores e pescadoras do mar, dos açudes e dos rios por todo Brasil participam do debate e das ações do MPP.

A Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras é uma estratégia importante para envolver o conjunto da sociedade neste debate e ao mesmo tempo construir instrumentos legais que, aliados à resistência e articulação das comunidades, sirvam como ferramentas de luta para a preservação do território e para efetivação dos direitos dos pescadores e pescadoras artesanais no Brasil.

O Lançamento Nacional aconteceu em Brasília (DF), de 4 a 6 de junho deste ano. Reuniram-se mais de 2 mil pescadores de todas as partes do Brasil. Agora, o MPP de cada Estado está organizando as atividades. Na terceira semana deste mês de setembro, ocorreu em Minas Gerais, esta semana no sertão pernambucano e, no dia 19 de outubro, o lançamento será realizado no Rio de Janeiro.

Nos dias 26 e 27 deste mês, o MPP realizou o 1º Seminário de Extensão Pesqueira e Desenvolvimento Local: Desafios e perspectivas da pesca artesanal no sertão do Pajeú, no Auditório da Câmara Municipal dos Vereadores de Serra Talhada.

Contatos:
Pedro João – 87.9626-2096 (Agente da Pastoral dos Pescadores de Floresta)
Maria da Guia – 87.9138-1229 / 9623-7731 (Militante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras em PE)
Laeticia Jalil – 87.3831-1927 / 3831-2206 (Profª. de Sociologia Rural / Coord. do Núcleos de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido)
Emanuel David D´Lucard - 81.3431-1417 e 3432-0879 / 9165.2419 e 8794.9524 (Jornalista responsável Comunicação CPP Nacional)
Mais informações, no blog www.peloterritoriopesqueiro.blogspot.com

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Informações CPP Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário